Procon: lista negra do consumidor é divulgada
01/04/2014
Nesta segunda, 31 de março, o Procon-SP uma lista com os tipos de produtos que mais geraram reclamação ao órgão no ano de 2013. As principais queixas dos consumidores dizem respeito a problemas na entrega dos produtos e defeitos de qualidade que não foram solucionados em um primeiro contato com as empresas fabricantes ou com os varejistas.
30% das reclamações feitas ao órgão em 2013 foram da categoria de produtos de consumo - no qual estão inclusos aparelhos celulares, computadores, produtos de informática, móveis, eletrodomésticos, televisores e vestuário, entre outros. Esse índice, segundo o Procon, vem se repetindo desde 2010.
Na divulgação do ranking, o órgão destaca os aparelhos celulares como os produtos mais reclamados, por falhas de funcionamento e durabilidade abaixo do esperado, problemas aos quais se junta o pós-venda inadequado, que chega a atribuir ao “mau uso” problemas dos produtos. A Samsung é citada como a que mais resolveu os problemas dos usuários e Motorola e Nokia, pela ineficiência nesse atendimento.
Em relação a linha branca, segunda categoria mais reclamada, o bom exemplo veio da Electrolux que melhorou seu índice de solução, ultrapassando os 80% das demandas.
O Procon conclui que com a equivalência tecnológica entre marcas e produtos os consumidores estão mais propensos a valorizar aquelas que imprimem qualidade também aos serviços que acompanham a venda do produto em si, como entrega, assistência remota, help desk e os famosos SAC, de forma geral. As reclamações intermediadas pela Fundação Procon-SP revelam, em grande parte, despreparo e ineficiência das empresas nos serviços de pós-venda.
Confira a relação de marcas citadas pelo Procon:
Fonte: Meio e mensagem