Tidal, o streaming do Jay Z e sua turma
01/04/2015
Não é de hoje que os serviços de streaming de música são alvo de insatisfação por parte de quem produz música. O modelo freemium vendido pelo app sueco Spotify, por exemplo, é constantemente alvo dos artistas, que reclamam das migalhas que recebem.
Foi pra melhorar a receita, que artistas como Coldplay, Rihanna, Daft Punk, Alicia Keys, Calvin Harris, Jack White, Madonna, Usher, Arcade Fire, Deadmau5, e Beyoncé compareceram à coletiva de imprensa de lançamento do serviço e assinaram uma carta compromisso. Além da divisão de ações e dinheiro, esses apoiadores foram apresentados também como donos da plataforma.
O Tidal, como serviço, já existia. Foi comprado recentemente por 56 milhões de dólares, tendo apenas 17 mil usuários pagantes. O Spotify, o inimigo não declarado de Jay Z e sua turma, tem 60 milhões de usuários, dos quais 15 milhões são pagantes. E é agora que vem a novidade, o preço!
São dois planos de assinatura oferecidos pelo Tidal: US$ 9,99 por qualidade standard de áudio, ou US$ 19,99 por som de alta fidelidade. Não existirá opção gratuita. Disse o Jay Z que a intenção é fazer com que as pessoas respeitem a música novamente, e aposta na exclusividade de conteúdo para desafiar seus competidores.
O Tidal ainda não está disponível pro Brasil mas já possui artistas como Luan Santana, Claudia Leitte e Ivete Sangalo em sua plataforma. É aguardar pra ver como fica a briga dos streamings.